E o pós-venda da Black Friday como fica? Saiba a importância de traçar uma estratégia eficiente!
Olha ela aí de novo, a tal da Black Friday, evento que dá o “start” para as compras de fim de ano. Marcada para o dia 26 de novembro (toda última sexta-feira do 11° mês), a Black tem tudo para bombar neste ano.
A Black Friday é uma das principais datas do calendário do varejista. Contudo, é um momento onde a demanda vai aumentar e alguns cuidados devem ser tomados, principalmente, com o pós-venda. Com o significativo crescimento da demanda, cresce também, consequentemente, os riscos de sobrecarga devido à alta quantidade de pedidos.
Por isso, contar com um plano estratégico de pós-venda próprio para a Black Friday é garantir a tranquilidade no processo de vendas e um atendimento que conquiste a satisfação do consumidor. Veja alguns benefícios alcançados com um pós-venda estratégico:
- Fidelização: Se o consumidor tem uma experiência agradável em sua loja, ele se torna menos resistente a voltar a comprar com você. Ou seja, o pós-venda é fundamental para fidelizar seu cliente.
- Ótimas avaliações: Consumidores satisfeitos estão mais dispostos a avaliar positivamente seu negócio. Aliás, a avaliação positiva faz toda diferença, não é mesmo?
Mas afinal, como se preparar para o pós-venda da Black Friday?
Chegamos onde você queria, correto? Para realizar um excelente pós-venda na Black Friday é necessário analisar e entender os pontos de atenção da sua cadeia de vendas.
Veja: Se uma loja tem uma alta taxa de troca de mercadorias, é bem provável que com aumento da demanda na Black, esse número seja ainda maior.
É uma data movimentada e algumas áreas da sua loja merecem atenção redobrada, como: atendimento e logística. Veja 3 tópicos indispensáveis para fazer um ótimo pós-venda na Black Friday:
1- Gestão de estoque
Contar com um sistema que faça a gestão de vendas em conjunto com o estoque é essencial. Se você não possui esse sistema, existe a possibilidade de efetuar uma venda e não ter o produto disponível em estoque, o que é extremamente prejudicial, pois você pode ficar mal visto com o cliente.
Além disso, a antecedência é um ponto crucial: alinhe com seus fornecedores um estoque “cheio”, focado em itens que possuem mais saídas. E mais, verificar a reposição rápida dos itens que podem vir a acabar.
2- Logística
Para assegurar que o cliente recebe o produto dentro do prazo estipulado é fundamental que você conte com diferentes formas de envio, sem se restringir apenas à estatal. Transportadoras, entregadores particulares ou serviços de aplicativos são ótimas alternativas.
3- Atendimento
Esse ponto é essencial não apenas para o pós-venda da Black Friday, mas sim em qualquer momento. Para evitar qualquer tipo de prejuízo, deixe a disposição e de fácil acesso, todos os canais de comunicação do seu negócio para que ele possa entrar em contato caso tenha algum problema. E o mais importante: seja ágil para respondê-los.
O que você achou desses pontos estratégicos de pós-venda para a Black Friday? Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato.
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