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Nova versão do iOS muda política anti-rastreamento da Apple

Nova versão do iOS muda política anti-rastreamento da Apple

Isso pode causar impactos significativos em ferramentas de anúncios e relatórios.

Recentemente o iOS 14.5 chegou para modelos de iPhone a partir do 6 com novos recursos de privacidade (desbloqueio facial por Apple Watch, novos emojis e outras novidades). Mas o que vem chamando atenção e causando polêmica é a estreia do App Track Transparency (Transparência no rastreamento em apps, tradução livre), este recurso exige que os aplicativos da App Store peçam autorização dos usuários no momento em que for coletar dados de suas atividades no celular.

 

Como funciona essa nova função anti-rastreamento?

Para que você entenda, os aplicativos costumam colher informações, por exemplo: localização, site e históricos de pesquisas dos usuários para personalizar suas publicidades.  Com a medida de anti-rastreamento a Apple obriga que todos os desenvolvedores de aplicativos da Apple Store peçam permissão para rastrear as atividades dos usuários fora do app.

 

A ideia é possibilitar o poder de escolha para que você decida se quer ou não fornecer seus dados pessoais a empresas. A Apple é contra o manuseio dos dados coletados sem a autorização do usuário, argumentando o comprometimento com a privacidade de seus clientes.

 

A partir de agora, ao iniciar o aplicativo, um pop-up aparece com as seguintes opções: “Pedir ao aplicativo para não rastrear” e “Permitir”, que libera a coleta de dados. Além disso, você pode acessar os Ajustes do Iphone para checar quais as plataformas solicitaram o rastreamento, e ativar ou bloquear o uso de suas informações a qualquer momento.

 

Os aplicativos que não respeitarem as medidas propostas pela Apple ou que desrespeitarem a decisão dos usuários podem ser banidos da plataforma.  Além disso, as “novas” diretrizes proíbem anúncios ou gráficos que se pareçam ao pop-up de aviso, evitando que isso engane de alguma forma o usuário e acabe permitindo sem querer o rastreamento.

 

Mas calma, é permitido que os desenvolvedores exibam avisos para explicar como a coleta de dados funciona no aprimoramento do aplicativo.

 

Afinal, qual é a polêmica com o Facebook?

Essa nova função mostra uma política de privacidade mais rígida na Apple, motivo esse das polêmicas entre a empresa e o Facebook. De acordo com o “Face”, os dados coletados mantêm o Facebook gratuito e ajudam pequenas empresas que dependem da receita gerada pelos anúncios personalizados.

 

Segundo uma pesquisa pedida pela empresa de Mark Zuckerberg, mostrou que o número de cliques cai em 60% quando a publicidade não é direcionada, ou seja, a opção de coletar ou não os dados, afetaria diretamente as empresas.

 

Com este controle sobre a privacidade, uma parte considerável da receita do Facebook, por exemplo, pode ficar menor, tendo em vista que a publicidade será menos focada e mais genérica (propagandas genéricas têm menor potencial de se transformar em compras).

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